Estamos nos aproximando da data da DIMOB, e neste post, abordaremos detalhes essenciais sobre o processo, além de destacar como a Plataforma Imoalert contribui para proporcionar agilidade e facilidade na geração das suas declarações

O que é a DIMOB?

A DIMOB é uma obrigação tributária que exige informações detalhadas sobre as atividades realizadas por empresas e profissionais do ramo, ou seja, é a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias, uma exigência da Receita Federal do Brasil. Seu objetivo é fornecer dados relevantes sobre transações imobiliárias, aprimorando o controle fiscal e a integridade do mercado.

Confira mais detalhes >> https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-atividades-imobiliarias

Quem deve fazer a DIMOB?

A DIMOB deve ser apresentada por pessoas jurídicas e equiparadas que exerçam atividades relacionadas a transações imobiliárias. Isso inclui, mas não se limita a, construtoras, incorporadoras, imobiliárias, cooperativas habitacionais, entre outros agentes do mercado imobiliário.

Onde é feita a Declaração?

A DIMOB é uma declaração exclusivamente digital, e sua entrega é realizada por meio do programa Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal. Todas as informações devem ser inseridas no Programa Gerador de Declaração (PGD) DIMOB.

Programa Gerador da DIMOB – PGD >> https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dimob

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega da DIMOB é anual, e a declaração deve ser enviada até o último dia útil do mês de fevereiro do ano subsequente ao que se referem as informações prestadas. É crucial observar esse prazo para evitar possíveis penalidades por atraso ou omissão.

Agora que você está por dentro do que é a DIMOB, é o momento ideal para iniciar os preparativos e evitar deixar tudo para a última hora. Afinal, a intenção é evitar qualquer correria desnecessária.

Passo a passo da DIMOB

Passo 1 – Conferir os relatórios (Plataforma Imoalert)

Inicie realizando a conferência das movimentações que serão declaradas através do relatório de demonstrativo de IRRF, neste relatório você deverá realizar a conferência de todos os valores de: rendimento bruto, valor de comissão e imposto retido gerados no ano. Para isso:

  1. Acesse o menu de Locação > DIMOB > Demonstrativo IRRF
  2. Informe o ano de referência
  3. Clique em Gerar relatório

Atenção! Após gerar o relatório você deverá aguardar alguns minutos para que seja processado o mesmo e então clicar na opção de Históricos (pdf’s)

Passo 2 – Enviar os relatórios aos proprietários

Indicamos que após a conferência inicial da imobiliária, seja realizada a exportação dos demonstrativos aos proprietários para que os mesmos também possam fazer sua conferência e após isso, tenham os valores necessários para fazerem sua declaração. Para isso:

  1. Acesse o menu de Locação > DIMOB > Demonstrativo IRRF
  2. Verifique o Ano de competência
  3. Marque a opção Gerar lista de demonstrativo individual para enviar por e-mail
  4. Clique em Gerar relatório – Nesse momento serão processos os demonstrativos para que depois você mande por e-mail (este processo pode levar alguns minutos)
  5. Clique em Filtrar para visualizar os demonstrativos gerados
  6. Depois de gerado marque os Clientes
  7. Clique em Ações em massa > Enviar e-mail

Passo 3 – Fazer ajustes se necessário

Caso seja necessário fazer algum ajuste de valor, esse é o momento! Faça os mesmos antes de gerar o arquivo final de declaração. E lembre-se de gerar novamente o relatório para checar a informação atualizada

Passo 4 – Gerar o arquivo para declaração

Assim que você terminar de fazer a conferência do Demonstrativo, poderá fazer a geração do arquivo para importação no programa da DIMOB.

  1. Acesse o menu de Locação > DIMOB > Exportar arquivo DIMOB
  2. Informe o ano de competência da geração
  3. Informe o CPF do responsável pela Declaração
  4. Clique em Gerar DIMOB

Após essa etapa feita:

  1. Acesse a aba de Histórico
  2. Clique em Buscar
  3. Verifique na listagem dos arquivos gerados o mesmo
  4. Faça download do mesmo

DICA! Importe o arquivo da locação antes de fazer a declaração referente a parte das vendas, para evitar perder informações já adicionadas ao programa da DIMOB.

Uma super dica é: NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA HORA! Inicie agora a sua conferência para garantir um processo tranquilo e antecipado. E caso precise de auxílio, conte com o nosso time de Atendimento!

Deixe um comentário aqui para nós, se você gostou destas dicas e se você acredita que elas melhorarão o seu resultado! 😉

Até breve!

Categoria:

Sem comentários...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *