Para acessar as informações detalhadas do contrato:
- Clique no menu de Locação > Contratos
- Localize o contrato
- Edite o contrato
- Clique na sessão de Informações detalhadas do contrato
- Gerar IRRF: essa opção virá marcada por padrão. Porém apenas se o contrato for de um locatário pessoa jurídica para um proprietário pessoa física e o valor do aluguel se enquadrar na faixa de IRRF, será gerado um débito para o locador
- Gera IRRF Sem Taxa de ADM: marque essa opção se para gerar o valor do IRRF sua imobiliária desconta o valor da taxa, ou seja, valor do aluguel – taxa de adm para então calcular o IRRF
- Desconta IRRF: essa opção virá marcada por padrão, ela trabalha em conjunto com a marcação de Gerar IRRF, quando essa estiver marcada, será gerado o Desconto de IRRF ao locatário no boleto
- Enviar boleto por e-mail: esta opção vem por padrão habilitada, significa que ao fazer a exportação dos boletos por e-mail o mesmo será enviado. Caso desmarque, no momento da exportação não será enviado o mesmo por e-mail
- Gerar remessa: esta opção vem por padrão habilitada, significa que se você trabalha na modalidade de remessa/retorno você vai registrar o boleto para o locatário realizar o pagamento, ao desmarcar, a cobrança do contrato, não será enviada na remessa;
- Enviar sacador avalista: está opção vem por padrão habilitada, porém só terá impacto para quem trabalha com emissão de boletos via Sicredi e a carteira é pessoa física, nesse caso, é enviado junto ao registro da cobrança a instrução de um Sacador Avalista jurídico (que está configurado na carteira) para poder haver protesto de boletos
- Garantido: marque essa opção se o contrato é garantido, ou seja, se o locatário não pagar, você garante o repasse ao proprietário. Essa marcação irá impactar nos filtros no processo financeiro e relatórios
- Adicionar seguro na movimentação: marque essa opção se você tem a automatização do Seguro Incêndio e deseja que o parcelamento do mesmo seja adicionado a movimentação do locatário
- Não gerar boleto: marque essa opção se não deseja gerar boleto ao locatário, apenas cobranças
- Debitar IPTU: marque essa opção se você deseja que seja gerado um débito do IPTU para o proprietário, nesse caso você terá uma entrada e uma saída do valor da parcela do IPTU. Utilizado para mostrar ao proprietário que teve movimentação do IPTU – geralmente quando a imobiliária está fazendo o pagamento do carnê. Valido quando IPTU cadastrado com operação Locatário > Locador >> Ver como cadastrar IPTU
- Vencimento adiantado: marque essa opção se o vencimento é no próprio mês da competência, ou seja, locatário paga para morar, por padrão, a cobrança é do mês de competência e o vencimento no próximo, ou seja, locatário mora e depois paga.
- Gerar Pis/Cofins/Csll: ao habilitar esta opção o sistema irá abrir um campo para informar qual o percentual de pis/cofins/csll (quando o contrato for de Pessoa Jurídica (Proprietário) para Pessoa Jurídica (Locatário));
- Imprimir envelope: ao habilitar, no momento de realizar a emissão do relatório de envelopes será gerado o envelope com os dados do contrato;
- Contrato no jurídico: marque essa opção se o contrato foi encaminhado para o jurídico, atrelado a essa opção você pode estar ativando a configuração Suspender geração de boletos para contratos no jurídico
- Carteira imobiliária: selecione em qual carteira você deseja que os boletos do contrato sejam gerados, se você trabalha com apenas uma essa virá automaticamente selecionada
- Cobrar tarifa bancária: esta opção vem por padrão habilitada, porém só terá impacto se nas configurações da carteira estiver o valor de tarifa configurado
- Data de acordo: permite inserir a data em que foi feito o acordo do contrato apenas para quesito de informação
- Observações: campo livre para observações importantes do contrato
- Observações para o extrato: você pode adicionar aqui alguma observação importante que deseja que seja exibida ao extrato do proprietário. Contudo, para que essa opção seja exibida no extrato, você deve marcar a opção nas configurações de Inserir campo de observação do contrato no extrato de proprietário
- Observações para boleto: adicione aqui observações que desejam que sejam exibidas junto ao boleto do locatário
Veja mais despesas opções no vídeo a seguir:
Ficou com dúvidas? Faça contato conosco que estamos prontos para te auxiliar
✔️ Telefones: (54) 3045-6514 / (54) 3313-6514
✔️ E-mail: suporte@metasig.com.br
Sem comentários...