Neste módulo você verifica as cobrança geradas, faz:

  • Filtros
  • Imprimir segunda via de boleto
  • Reenvia boleto por e-mail e/ou WhatsApp
  • Faz a baixa caso cliente faça pagamento pessoalmente, PIX, depósito ou cheque
  • Imprimir segunda via de recibo

Acesse o menu de Locação > Cobranças, agora você pode:

Fazer filtros específicos para alinhamento das cobranças: você pode fazer diversos filtros para fazer o acompanhamento das cobranças

(A) Status do boleto:

  • Todos: vem marcado por padrão, ou seja, listar todas as cobranças indiferente do status do boleto
  • Boleto gerado: marque para visualizar se todos os boletos que estão gerados
  • Boleto não gerado: marque para visualizar as cobranças que não geraram o boleto. Ação bem importante para você ter clareza que os boletos estão gerados para as cobranças

(B) Status de pagamento:

  • Todos: vem marcado por padrão, ou seja, listar todas as cobranças indiferente se estão pagas ou não
  • Pagos: marque para visualizar as cobranças apenas pagas pelos locatários
  • Não pagos: marque para visualizar apenas as cobranças ainda não pagas pelo locatário

(C) Status do do registro:

  • Todos: vem marcado por padrão, ou seja, listar todas as cobranças indiferente se estão registradas no banco ou não
  • Registrados: marque para visualizar as cobranças que o boleto já está disponível para pagamento, o banco aprovou o registro
  • Não registrados: marque para visualizar as cobranças ainda não registradas pelo banco. Esse não registro pode ser gerado por alguns motivos: não foi importado o arquivo de retorno do banco (quando trabalhado com integração direta), ainda não veio o retorno dos facilitados (PJBank / PulsarPay), houve algum erro no registro por CPF e/ou endereço inválido, entre outros.

(D) Tipo de filtro:

  • Por mês/ano: marque para filtrar as cobranças pelo seu mês e ano de competência
  • Por período: marque essa opção para filtrar pelo período de vencimento

(E) ID da cobrança: aqui você pode estar informando um código de cobrança específica para localizar a cobrança
(F) Informe o mês e ano ou período inicial e final do vencimento, será exibido conforme escolha do filtro (item D)
(G) Contrato: selecione caso deseje visualizar as cobranças apenas de um contrato
(H) Carteira: caso você trabalhe com mais de uma carteira para emissão dos boletos, pode estar fazendo a seleção da mesma, para visualizar as cobranças conforme tal

Lembre que você pode concatenar os filtros. Ex: filtrar por todos os boletos gerados, que ainda não estão registrados, de uma carteira X do mês e ano X. E não esqueça de clicar em Pesquisar após a marcação dos filtros.

Com o resultado dessa pesquisa você pode:

(A) Gerar o boleto: caso a cobrança não esteja com os ícones de e-mail e WhatsApp, significa que o boleto não está gerado, dessa forma, basta você clicar no ícone de Impressora para Gerar o Boleto
(B) Excluir: clique para excluir a cobrança caso esteja com valores inconsistentes
(C) Imprimir boleto: clique para visualizar e/ou imprimir o boleto do locatário
(D) Clique para enviar o boleto do seu WhatsApp para o WhatsApp do locatário
(E) Clique para enviar o boleto para o e-mail do locatário
(F) Clique para fazer a baixa manual da cobrança

Baixa manual da cobrança

Clique em editar no lápis da cobrança (item F da etapa anterior)

(A) Informe a data de pagamento
(B) Selecione a forma de pagamento. Caso a forma de pagamento não exista, você pode estar cadastrando >> Saiba mais
(C) Vá até a sessão de Cálculo Cobrança: verifique os valores, se necessário adicione valor de desconto, juros e multa
(D) Clique em Recalcular
(E) Valide o valor pago pelo locatário

E lembre de clicar em Salvar Alterações para que se oficialize a baixa que está realizando. Após isso, você pode estar gerando o Recibo do pagamento

  • No ato da baixa: o sistema perguntará se deseja já emitir o recibo
  • Pela listagem das cobranças:

Veja esse processo completo no vídeo a seguir:


Ficou com dúvidas? Faça contato conosco que estamos prontos para te auxiliar

✔️ Telefones: (54) 3045-6514 / (54) 3313-6514
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