Neste módulo você cadastra e administra os registros do plano de contas da sua imobiliária. Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa.

Ao receber seu sistema Imoalert, seu caixa já vem com um plano de contas pré-definido, porém você pode estar personalizando ele conforme a necessidade da sua imobiliária.

É de fundamental importância que ao fazer os lançamentos no seu sistema de caixa, seja no contas a receber ou a pagar, que você trabalhe com a seleção do plano de contas, pois ele permitirá no futuro que você faça a análise da sua carteira através de relatórios como: Demonstrativo de Resultado e Equilíbrio financeiro e assim ter uma boa visão da sua carteira

Veja como cadastrar os seus:

  1. Acessar o menu Caixa > Plano de contas
  2. Clicar em Adicionar Plano de contas
  3. Preencha as informações necessárias
  1. Cód. estrutura: o código estruturado é uma forma de organizar o seu plano de contas. Você cria o primeiro código e vai sequenciando para orientar as contas sintéticas e analíticas. Ou seja, é como se fosse uma estrutura de títulos e subtítulos (1 é titulo, 1.1 é o subtítulo e por aí vai). E será sempre na conta analítica que você efetuará o lançamento, ou seja a última conta do nível. Seguindo as praticas contábeis se usa 1 para contas do ativo (bens e direito) 2 contas do passivo ( obrigações) 3 para as despesas e 4 para receitas. Mas se ficar com alguma dúvida de como estruturar o seu plano, o seu Contador vai lhe orientar, pois dependendo do porte da empresa pode adotar um plano mais simples ou mais complexo.
  2. Descrição: identificador do plano de contas, você vai usar essa descrição para a busca no momento da seleção
  3. Tipo Plano de contas
    • Ativo: tudo o que a empresa tem
    • Passivo: são todas as obrigações e dívidas da empresa
    • Despesas: tudo o que a empresa precisa manter para a empresa funcionar
    • Receitas: tudo o que a empresa recebe com a sua atividade (principal ou secundária)
  4. Grupo de Plano de contas
    • (Ativo) Disponibilidades: bens com maior liquidez (transformação em dinheiro)
    • (Ativo) Contas a receber: créditos que representam direitos da empresa
    • (Ativo) Adiantamentos realizados: créditos que representam direitos da empresa
    • (Ativo) Impostos a restituir: créditos com tributos a serem recuperados
    • (Passivo) Financiamentos: financiamentos com bancos
    • (Passivo) Contas a pagar: fornecedores diversos (material de uso e consumo, equipamentos, etc)
    • (Passivo) Impostos a pagar: impostos que são retidos na origem (no ato da emissão da NFS-e) ou calculados sobre a receita bruta
    • (Passivo) Obrigações com folha de pagamento: obrigações com impostos e contribuições calculados sobre o montante de receita mensal/lucro
    • (Passivo) Adiantamentos recebidos: obrigações referente adiantamento recebidos de clientes
    • (Despesas) Impostos sobre a receita: dedução de impostos incidentes com a receita de prestação de serviços
    • (Despesas) Folha de pagamento: despesas diretamente ligadas a folha de pagamento
    • (Despesas) Despesas operacionais: despesas relacionadas a consumo, prestação de serviços e outros
    • (Receitas) Prestação de serviços: receita bruta antes de serem abatidos os impostos
    • (Receitas) Receitas financeiras: todos os valores que agregam sobre os investimentos, aplicações ou atualizações
  5. Tipo relatório
    • Sintético: são contas totalizadoras de um determinado grupo de contas analíticas
    • Analítico: são contas de último nível no planos de contas  e são utilizadas em lançamentos contábeis

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